Foto: SSP/Divulgação
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) promoveu mais uma edição da Operação Mobile Integrada com o objetivo de combater a venda clandestina de dispositivos móveis no estado do Rio Grande do Sul. A operação ocorreu na quinta-feira (26) e envolveu um contingente de 272 agentes das forças de segurança, os quais inspecionaram 94 estabelecimentos em Porto Alegre e outros 24 municípios gaúchos.
De acordo com a SSP, essa investida teve uma abordagem multifacetada, abrangendo medidas de prevenção, repressão e conscientização. Ao interromper a circulação de aparelhos de origem duvidosa, a Operação Mobile Integrada indiretamente contribui para a diminuição dos casos de roubo e furto de celulares, que frequentemente são alvos de criminosos. Quando os estabelecimentos inspecionados estão em conformidade com a lei, os agentes de segurança pública orientam os funcionários a não comercializarem dispositivos de procedência ilícita.
A primeira edição dessa força-tarefa foi realizada em abril de 2023 e, desde então, tem sido conduzida periodicamente pela SSP. A 9ª edição da Operação Mobile Integrada contou com a colaboração da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto-Geral de Perícias.
A Polícia Civil de Canoas realizou o levantamento, e a partir de investigações de roubo ocorrido em julho deste ano, foram expedidos e cumpridos dois mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de 33 aparelhos e em uma prisão em flagrante. Foram vistoriados 94 estabelecimentos, resultando em 24 autuações e uma interdição. A operação foi executada simultaneamente em Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Farroupilha, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Viamão, Carlos Barbosa e Garibaldi. Como resultado da operação, foram apreendidos o total de 44 celulares e 11 pessoas foram detidas.
*Com informações da SSP.